Encontrado exoplaneta com possível abrigo vital

Astrônomos descobriram o primeiro mundo alienígena que poderia suportar a vida em sua superfície.  É tanto na distância certa de sua estrela para abrigar potencialmente água líquida e, provavelmente, tem uma composição rochosa como a Terra.

" "Esse é o exoplaneta mais emocionante que eu vi ainda", diz James Kasting , da Pennsylvania State University, University Park, que não esteve envolvido na descoberta.
 O planeta orbita uma estrela anã vermelha 20 anos-luz da Terra chamada Gliese 581. Quatro planetas já eram conhecidos em torno da estrela, com dois deitados perto do interior exterior bordas e da zona habitável, onde a água líquida - e, portanto, potencialmente vida - podem existir em sua superfície.
Um desses, que viaja em uma órbita de 13 dias, parece demasiado quente para a água líquida. O outro, em uma órbita de 67 dias, pode ser apenas suficientemente quente  de água líquida, mas seu estado não está totalmente resolvida, diz Kasting. Opiniões "podem continuar a balançar para trás e para frente, pois está pairando bem perto da borda exterior", diz ele.
O recém-encontrado "Cachinhos Dourados" planeta, chamado Gliese 581 g, encontra-se entre os mais quentes e frios.  "Você está alí no meio da zona habitável, por isso é perfeito", diz Kasting, que estudou os dois planetas nas bordas da região.
 Steven Vogt , da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e Paul Butler , da Carnegie Institution of Washington, DC, usou a 10 metros Keck I telescópio no Havaí, para medir as oscilações da estrela-mãe em resposta a força gravitacional de seus planetas.   Eles combinaram os dados com as medições publicado por Michel Mayor do Observatório de Genebra e seus colegas através de um telescópio de 3,6 metros no European Southern Observatory, no Chile.


Imagem: Lynette Cook

Site: newscientis.com

Comentários