BNDES estuda financiar reforma do prédio da Prefeitura de Maricá

A modernização da Prefeitura de Maricá já começou. Ela abrange a estrutura física e os sistemas de informática que contemplam todos os setores – tributário, patrimonial, contábil e administrativo. Nesta quarta-feira (15/9), a visita de André Souto e Marcelo Fernandes, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao edifício sede, constituiu um importante capítulo das gestões entre o executivo municipal, iniciadas pelo prefeito Washington Quaquá, e o banco, para o financiamento dos projetos de modernização.

Recebidos pela secretária de Fazenda, Maria Helena Alves Oliveira, que também responde interinamente pela Secretaria de Administração, os visitantes se impressionaram especialmente com iniciativas como a melhoria no atendimento ao contribuinte e um meticuloso levantamento do número de unidades prediais do município, executado pelo setor de Cadastro, utilizando um programa de computador e cruzando com as informações disponíveis na Prefeitura.
“Reparamos que já existe outro padrão de atendimento”, avalia positivamente André Souto. “Tínhamos visto fotos do prédio, já conhecíamos a Maria Helena, mas precisávamos observar in loco a realidade”, diz André Souto, antes de informar que o projeto foi enquadrado nos padrões de exigência para essa modalidade de financiamento, que, no caso, monta a 11 milhões 600 mil reais, com prazo máximo de execução de 18 meses. “Era importante ter essa noção que temos agora da situação do prédio, das suas condições efetivas de uso”, complementa Marcelo Fernandes.
A partir da liberação desses recursos pelo BNDES, o prédio da Prefeitura passará por ampla reforma. “Sem isso, não existe processo de modernização”, admite Maria Helena, que quer logo iniciar as obras e ao mesmo tempo continuar levando adiante os projetos de modernização das áreas fazendária e administrativa sem perder de vista o prazo máximo de 18 meses do banco. “Vai ser um dos paços municipais mais bonitos do Brasil”, prevê, depois de dizer que a fachada do prédio não sofrerá alteração no plano propriamente arquitetônico. Os projetos compreendem o redimensionamento dos espaços internos, a melhoria das instalações, a digitalização de documentos e a implantação ou atualização de processos e procedimentos para o cumprimento das obrigações do setor público municipal.

Texto: Odemir Capistrano

Comentários