Inaugurada no bairro do Fonseca, Niterói agora tem a primeira UPA 24h

Unidade de saúde realizará atendimentos de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia com capacidade de atender até 500 pessoas por dia.


Dia 2/06 foi  inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Niterói. Construída no Fonseca, a unidade tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia e conta consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia. O local tem 48 salas, equipadas para atender a casos de emergência de baixa e média complexidade, com a realização de exames laboratoriais, raios-X, sutura, medicação e nebulização. O atendimento médico começa a ser feito nesta quinta-feira. Nesta quarta, os funcionários passarão por treinamento e a unidade será higienizada.

A responsabilidade da manutenção da unidade, que tem classe 3 (com maior capacidade de atendimento), será da Prefeitura. O Governo do Estado vai repassar uma quantia fixa e mensal para os serviços.
Uma novidade desta unidade é o posto do Programa Médico da Família, que vai funcionar ao lado da UPA e fará o atendimento dos cerca de 5 mil moradores das comunidades Bernardino e São José para a prevenção de doenças. O posto se chamará Raul Carlos Pareto Júnior, em homenagem ao cardiologista do Hospital Antônio Pedro, que faleceu em março.
O investimento feito para construir e equipar a unidade foi de cerca de R$ 4,5 milhões e a verba foi dividida entre os governos Federal, Estadual e Municipal. A UPA do Fonseca é a 32ª unidade inaugurada no Estado e vai ajudar a desafogar o setor de emergência do Hospital Estadual Azevedo Lima, além de atender moradores de Marica e São Gonçalo.
Participaram do evento o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, além de diversos vereadores de Niterói. O governador Sérgio Cabral Filho era esperado no evento, mas, segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, ele ficou despachando no Palácio Guanabara.

O Fluminense

Comentários