Porque as escolas do Município de Maricá paralizaram no dia 5 de maio

Ontem, às 14h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no centro de Maricá, os professores da rede municipal de ensino fizeram um protesto para reevindicar as seguintes questões:

1- Péssimas condições de trabalho

As escolas estão em péssimo estado de conservação, com salas quentes, barulhentas e com pouca iluminação. NO limite do desespero, encontramos casos em que os professores estão tirando dinheiro do próprio bolso, todo mês, para manter a escola funcionando ou foram convocados a pintar paredes, na ausência de uma eficiente manutenção.

2- Falta de vagas e superlotação das escolas

As turmas estão superlotadas, principalmente, no Centro, em Inoã, em itaipuaçu e São José do imbassaí, fruto da falta de vagas e de um cronograma de construção e ampliação das unidades escolares.

3- Baixos salários e mais de um ano sem contracheques

Professores  e funcionários sofrem com baixos salários: um professor em  início de carreira, tem piso de um salário mínimo e meio enquanto que um inspetor de alunos de alunos recebe menos que um salário mínimo. Estamos a um ano sem o comprovante de pagamentos dos salários.

4- Falta de uniformes para alunos da rede municipal

Alunos e suas famílias sofrem com a omissão da Prefeitura emn fornecer uniformes escolares, tendo que pagar os mesmos com poucos recursos que dispõem.

5- Falta de democracia na Escolas

Em carta compromisso, o então candidato e atual prefeito, se comprometeu com vários pontos fundamentais, dentre eles a realização das eleições diretas para diretores das escolas. É uma das principais formas de construir uma verdadeira democracia no município e incentivar participação das pessoas na definição dos rumos da educação. Logo depois de eleitos, ele e o atual secretário municipal de educação, mudaram de ideia. PROMETEU, TEM QUE CUMPRIR!
Folheto do Sindicato dos Professores

Nota da Editora: Nossa redação já ouviu denúncias de que as crianças de uma escola em Itaipuaçu, há uma semana só comiam arroz e feijão. Bem preguntamos a várias crianças que falaram o mesmo, e depois das reivindicações acima comprova que é a pura verdade!
E em relação das eleições diretas para os diretores concordo plenamente com o Sindicato, porque essas vagas se tornam dos políticos, que colocam quem bem quer! Temos que acabar com isso, que vem desde muitos anos em nosso município. me admiro o atual prefeito deixar os professores nessas condições, pois o mesmo faz parte desta classe! Um senhor do Sindicato afirmou que nessa sexta feira (7), está marcada uma reunião com prefeito. Vamos ver no quê vai dar!!!!!!!!

Comentários