Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

LIMPEZA DA PRAIA DE PONTA NEGRA ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM MARICÁ

A Semana do Meio Ambiente em Maricá começou neste sábado (29/5) com a limpeza das areias da praia e das margens do canal de Ponta Negra. A retirada dos resíduos foi coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo e teve a participação de membros do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e também do Grupo Escoteiro Cidade de Maricá, além de voluntários, todos equipados com luvas descartáveis e sacolas de lona.


A maior parte do material, quase todo composto por produtos recicláveis (como plástico e alumínio), foi recolhida entre as pedras que ficam na encosta da praia. No final da ação, mais de quarenta sacolas estavam no calçadão, cujo peso total ainda será estipulado. A quantidade de resíduos impressionou até o secretário de Ambiente de Maricá, Alan Novais.

“Um dos nossos projetos é a instalação do que chamamos de uma ‘eco barreira’, por exemplo, próximo à ponte da Mumbuca. A idéia é reter o que se joga nos rios, praias e canais da cidade e, assim, dar uma noção exata do quanto o meio ambiente é agredido diariamente”, ressaltou o secretário, informando que a semana terá ainda um ciclo de palestras no campus da Universidade Severino Sombra, no Centro.

O grande evento da semana, porém, ocorre a partir das 9 horas desta quarta-feira (02/6) na Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal de Maricá. Neste dia, a secretaria pretende difundir os conceitos de saúde sócio ambiental e de uma cidade sustentável. Todas as ações em andamento no município estarão representadas e o ato terá, ainda, a participação de instituições como a Cedae, o Instituto Vital Brazil e a Fundação Zoo Nit.

“O que temos de mostrar às pessoas é que o meio ambiente faz mais parte da vida diária do que elas imaginam, e que é possível nós termos uma Maricá sustentável”, destacou a subsecretária Deborah Dias, que coordenou as equipes na praia. No fim da coleta, foi servida uma mesa de frutas e houve também um sorteio de brindes.
 
Sucom prefeitura de Maricá

Comentários