Tomando uma atidude !!!!

Foi aberto às 16h desta sexta-feira o canal de ligação do sistema lagunar de Maricá com o mar. A medida visa diminuir o nível de água das lagoas. De acordo com o superintendente regional do INEA, Stefan Gomes, a ação foi um sucesso e agora só o tempo ajudará a reduzir o volume de água na lagoa da cidade. "Foi tudo dentro do planejado e aguardamos o escoamento das águas que já estão em direção ao mar, para termos a diminuição do nível de água da lagoa e dos rios", declarou.

O prefeito, Washington Quaquá, também comemorou a ação e acompanhou todo o trabalho. "Estávamos aqui desde quarta-feira com máquinas e técnicos analisando as condições do mar, da lagoa e definindo o momento certo para abrir o canal. Além disso foi um trabalho difícil que levou dias e noites, mas temos certeza que dessa forma vamos conseguir melhorar o nível de água que ficou acumulado com as chuvas", declarou.
O número de desalojados chega a mais de mil e há 250 desabrigados, além de três mortos. As secretarias municipais estão mobilizadas para atender os necessitados, tanto no deslocamento quanto no atendimento às vítimas.Uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem visita as cinco escolas municipais que servem de abrigo para monitorar a saúde dos desabrigados.
A Prefeitura está recebendo doações para os desabrigados, como alimentos em geral, fraldas, roupas, além de objetos de higiene pessoal e roupas íntimas. Mais uma vez o maricaense dá prova da sua solidariedade. Desde que a campanha de doação iniciou, já chegaram caminhões de roupas e alimentos para ajudar as vítimas. Nas chuvas de verão, Maricá não sofreu com as enchentes devido aos serviços de dragagens de canais e rios feitos pela Prefeitura desde o início de 2009.
Com as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, o município está em estado de emergência. Diversos bairros foram atingidos, entre eles Itaipuaçu, Bairro Amizade, São José de Imbassaí, Inoã, Bambuí, Pedreiras, Mumbuca, Itapeba e Ponta Negra.
O prefeito Washington Quaquá já solicitou recursos aos governos estadual e federal para reconstrução de pontes, estradas, moradias, entre outros.
“Maricá necessita de no mínimo 36 milhões para recuperar os danos provocados pelas chuvas. Com os 3 milhões do governo Federal só será possível recuperar a ponte de Mumbuca e realizar algumas obras de drenagem. Na próxima terça-feira, irei a Brasília para conseguir mais recursos e também vou me encontrar com o vice-governador Pezão, a fim de acelerar convênios de obras com o governo do estado”, disse o prefeito.
Os donativos para as vítimas das enchentes devem ser encaminhados para o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro e para a Subprefeitura de Itaipuaçu (Estrada de Itaipuaçu, Qd A, Lt 26), na Secretaria de Assistência Social, rua Alvares de Castro, 607, Araçatiba. Também pode ser acionado o telefone da Secretaria de Direitos Humanos, 2637-1639 e o da Prefeitura 2637-2052.
 
Sucom- prefeittura de Maricá

Comentários