Caos e chuva em Itaipuaçu

As fortes chuvas que caíram na tarde de segunda-feira e durante toda a terça-feira devastaram a cidade e toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Niterói foi o município mais afetado pelo temporal. Maricá e Itaipuaçu, infelizmente, também sucumbiram diante das fortes chuvas.


O caos começou no final da tarde de segunda-feira. Os moradores de Itaipuaçu que voltavam para casa, na segunda-feira, após o trabalho, e se aventuraram pela Serrinha de Itaipuaçu se deparavam com um enorme bolsão d’água um pouco depois do condomínio Serramar. Apesar de alguns corajosos motoristas enfrentarem a poça, a maioria dos motoristas aguardava esperançosos que a água baixasse para passar. Logo uma fila de carro se formou na descida da Serrinha.

Mesmo com a chuva não dando trégua muitos motoristas voltaram para Itaipu com o intuito de chegar a Itaipuaçu por outras vias como Várzea das Moças. Porém, a Avenida Central e o Engenho do Mato, vias que ligam a Região Oceânica de Niterói à RJ104 estavam alagadas e intransitáveis. Muitos passaram a noite embaixo da Serrinha sem saber o que fazer para voltar para casa. O posto Ale localizado em Itaipu no acesso à Serrinha estava repleto de carros. As pessoas ficaram toda a noite esperando por informações e por um acesso para chegar em casa.

Na madrugada de terça-feira a situação piorou ainda mais. Alguns deslizamentos e quedas de árvores interditaram a Serrinha nos dois sentidos. Muitos abandonaram os seus carros e se arriscaram a cruzar a serra a pé. Após o nível da água baixar os motoristas conseguiram passar por Engenho do Mato e chegar até Várzea das Moças. A RJ104 apresentava alguns pontos de deslizamento de barreiras, na altura do Spar o que fazia os motoristas redobraram atenção.

Muitos moradores apenas conseguiram chegar em casa na tarde de terça-feira, pelo único modo que restou para sair ou entrar em Itaipuaçu, a RJ104.

No Barroco as informações preliminares indicaram que o nível de água chegou a 1 metro de altura em algumas casas. Muitas regiões do bairro ficaram sem luz até a tarde de quarta-feira.

O prefeito decretou estado de emergência. Nenhuma novidade para o morador de Itaipuaçu que já vive sob este estado todos os meses do ano.



Claudio Junior – jornalista por email

Atenção galera vamos colocar a Boca no Trombone, mandem também seus desabafos para jornalatlantico@yahoo.com.br, ou para jasolzinha@gmail.com, teremos o prazer de publicar seus desabafos, abraços e fiquem com o Cara lá de cima!

Comentários