Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Partida de futebol marca combate contra a dengue em Niterói

 Domingo (28.03), foi a vez de a bola rolar dentro da programação da Campanha Rio Contra Dengue 2009/2010 da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). Uma seleção de artistas e desportistas enfrentou no campo do clube Combinado Cinco de Julho, em Niterói, um time formado por autoridades municipais e estaduais. O resultado da partida foi 2X2, mas quem saiu ganhando foi a população que, mais uma vez, pôde unir esporte e educação em saúde através da Agenda Cultura Antidengue.


- O objetivo da campanha é que o poder público e a população somem forças no combate à dengue. Acreditamos que através da cultura, seja pelo esporte, música ou artes dramáticas, atingiremos resultados melhores. Desse modo, uma partida de futebol vira uma ótima oportunidade para a população repensar o que tem feito para combater, diariamente, o mosquito em sua comunidade -, disse o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Sesdec, Alexandre Chieppe, que vestiu a camisa e entrou em campo.
No time de famosos da Planet Globe a escalação contou com nomes como Toni Garrido, Tico Santa Cruz, Heitor Martinez, Kadú Moliterno, Aiíton Graça, Nelson Freitas, Carlos Bonow, Patrick de Oliveira, Claudinho Cunha, Gonçalves (ex-jogador do Botafogo), Nalbert do vôlei (campeão mundial e olímpico), Marcio Kieling e Daniel Erthal, estes dois últimos autores dos gols. Os artistas foram unânimes em ressaltar a importância do combate à dengue. Alguns até lembraram de experiências pessoais.
- Tive dengue na década de 1980. Também por isso, acho muito bacana a oportunidade de usar a minha imagem em benefício social. As pessoas demoram a se conscientizar do perigo da doença e, com as partidas, estamos ajudando ao falar da importância de estar sempre atentos em relação aos focos -, afirmou Carlos Bonow.
Já Heitor Martinez lembrou da importância da comunicação.
- A dengue, pelo menos nos próximos anos, é um problema que vai estar presente. Por isso, o governo estadual tem investido na educação e na informação, pois, acima de tudo, é uma doença onde a população precisa se envolver para ser controlada. Nada melhor do que uma reunião de artistas que carreguem a bandeira de responsabilidade e participação para estimular esse hábito -, explicou.
No time oposto, além do superintendente da Sesdec, jogaram o vice-prefeito de Niterói, José Vicente, o secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, O Subsecretario de Governo, Alexandre Felipe, O Comandante do 12 BPM, Coronel Franca, O Presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager, o secretário municipal Regional de Santa Rosa, Marcos Paulo e o secretário municipal Regional do Centro, Pedro Castilho, dentre outros.
- No Rio, temos a sorte de o Estado participar de forma efetiva do combate à dengue nos municípios. Através de eventos como esse caminhamos, cada dia mais, para o controle da doença em solo fluminense -, afirmou o vice-prefeito.
A Campanha Rio Contra Dengue Verão 2009/2010 foi lançada pela Sesdec em novembro do ano passado e é desenvolvida com diversos parceiros, tendo como objetivo reforçar a mensagem de que é preciso atenção constante aos riscos da doença, tornando o combate ao mosquito um hábito cotidiano.
Ações de combate – Embora as ações de combate aos focos do Aedes aegypti venham sendo realizadas durante todo o ano, é nesse período de temperaturas mais altas (quando a circulação do mosquito é maior) que é preciso intensificar o trabalho. Por isso, para reforçar as ações do município com relação ao combate aos focos do mosquito, três mil bombeiros estão atuando como agentes de controle da dengue no
Estado.
O grupo é responsável por visitar residências, instituições públicas e privadas, igrejas, escolas, clubes, etc. Essa equipe também ministrará palestras, fará trabalho de conscientização e participará de ações de mobilização junto a comunidades.
Além disso, está sendo realizado um concurso para eleger o melhor funk de dengue e foi lançada a tirinha O Mosquiteiro (disponível no portal www.riocontradengue.com.br). Em 2010, até o dia 23 de março, foram notificados 4.188 casos suspeitos da doença, com cinco mortes confirmadas.

Fotos: Ana Carolina Gerk   Por: ASCOM




Comentários