Brasil e Itália duelam no Tiro com Arco

Sérgio Cabral, Nuzman e ministro Orlando Silva inauguram Centro de Treinamento da CBTArco, dia 6 de março, às 11 horas


Visando ao Campeonato Sul-Americano de Medellín, entre os dias 10 e 21 de março, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) realizou neste fim de semana, o 5º Torneio da Amizade entre as seleções do Brasil e da Itália, segunda maior potência do mundo na modalidade. Na final de deste domingo (28 de fevereiro), ficou clara a superioridade do time italiano, mas o presidente da Confederação Italiana de Tiro com Arco e, que, também é presidente da Federação Européia e conselheiro da Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), Mario Scarzella, elogiou muito as condições de treinamento que os atletas brasileiros estão tendo hoje.

“Não resta dúvida que com estes intercâmbios que o Brasil está fazendo no Tiro com Arco, bons resultados acontecerão num futuro bem próximo. Gostei muito do que vi aqui em termos de estrutura, haja vista que o Brasil não tinha um Centro de Treinamento específico e com condições de realizar campeonatos”, disse Mario Scarzella.
Por enquanto, o técnico da seleção brasileira, o sul-coreano Lim Heesk, ficou apenas observando os atletas que irão disputar o Sul-Americano de Medellín. “Depois da inauguração oficial do Centro de Treinamento, dia 6 de março, é que iremos treinar até o dia 12, oito horas por dia. Aí, sim, espero um melhor desenvolvimento de nossos atletas”, destacou Lim.
Mas o planejamento não é apenas para esta competição. No segundo semestre, acontecerá a Copa do Mundo da Croácia. O objetivo maior é para as Olimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016.
“Queremos garantir classificação para Londres”, enfatizou o presidente da CBTArco, Vicente Fernando Blumenschein, lembrando que nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, todas as modalidades estarão presentes na disputa, justamente pelo fato do Brasil ser o país-sede.
Na competição de deste fim de semana, os brasileiros melhores colocados na categoria recurvo (justamente a utilizada em Olimpíada) foram, no masculino: Bernardo Oliveira, do Distrito Federal (quarto lugar, com 1229 pontos); e Fábio Emílio, do Vasco (quinto lugar, com 1224 pontos). No feminino: Sarah Nikitin, do Arco e Flecha Bandeirantes (terceiro lugar, com 1205 pontos); Petra Ruocco, do Círculo Militar de São Paulo (quarto lugar, com 1181 pontos); e Aline Martins, de Niterói-RJ (quinto lugar, com 1177 pontos).
No próximo sábado, dia 6 de março, às 11 horas, haverá a inauguração oficial do Centro de Treinamento, na qual o presidente da CBTArco, Vicente Blumenschein, terá a honra de receber o ministro dos Esportes, Orlando Silva, do presidente do COB, Arthur Nuzman, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, da secretária de Esportes do Estado do Rio, Márcia Lins, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na ocasião, também será apresentado oficialmente o novo técnico da seleção brasileira de Tiro com Arco, o sul-americano Lim Heesk.
Os atletas classificados para os Jogos Sul-Americanos de Medellín são os seguintes:

RECURVO FEMININO: Aline Martins, Sarah Oliveira Nikitin, Brunna Helen Araujo (Juvenil) e Michelle Terada Acquesta;

COMPOSTO FEMININO: Talita Rodrigues B. Araújo, Dirma Miranda dos Santos, Daniela Branco Areias e Nely Terada Acquesta;

COMPOSTO MASCULINO: Roberval Fernando dos Santos, Marcelo de Campos Roriz Jr, Cláudio Comparatto Contrucci e Vilson Tonão;

RECURVO MASCULINO: Luis Felipe de Aguilar Paulinyi, Fábio Carvalho Emilio, Bernardo de Sousa Oliveira e Marcos Antonio Bortoloto.
 
             Aurino Leite/Executive Press
                                                              

Comentários