Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Paty do Alferes realiza campanha de vacinação contra febre aftosa

Neste mês de novembro a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável de Paty do Alferes realiza a Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. A Secretaria lembra que é obrigatória a vacinação de todo o rebanho (bois e búfalos), independente da idade, inclusive fêmeas prenhas. Outras espécies como cabras, ovelhas e suínos não devem ser vacinadas.
Os proprietários dos rebanhos devem comprovar a vacinação até o quinto dia útil após o encerramento da etapa de vacinação, que será dia 30 de novembro, no núcleo de defesa agropecuária de Vassouras (telefone: 24 2471-6841).
O procedimento final se dá entregando a declaração de vacinação que pode ser obtida nas lojas credenciadas para a venda de vacinas, juntamente com a nota fiscal de aquisição das vacinas. O comprovante de vacinação é sempre exigido para emissão da guia de trânsito de animais (GTA) nos deslocamentos de bovinos e búfalos.
Duas equipes de vacinação da Secretaria de Agricultura percorrerão os bairros para vacinar os bovinos e búfalos de pequenos produtores que estão cadastrados para campanha de vacinação contra febre aftosa.
Para outras informações entre em contato com os funcionários da Secretaria de Agricultura: (24) 2485-2345.

INSTRUÇÕES PARA VACINAÇÃO ADEQUADA:
• APÓS A COMPRA DA VACINA, MANTENHA O FRASCO EM REFRIGERAÇÃO, ENTRE 2 E 8 GRAUS CELSIUS. EVITE DEIXAR NA PORTA DA GELADEIRA. NUNCA CONGELE O FRASCO DE VACINA!
• A VACINAÇÃO DEVE SER REALIZADA NOS PERÍODOS MAIS FRESCOS DO DIA E OS FRASCOS DE VACINA DEVEM SER MANTIDOS EM REFRIGERAÇÃO EM CAIXA DE ISOPOR COM GELO EM LOCAL DE SOMBRA.
• OS ANIMAIS DEVEM SER CONTIDOS DE MANEIRA ADEQUADA, DE PREFERÊNCIA UTILIZANDO TRONCO DE CONTENÇÃO (BRETE) E O MANEJO DEVE SER RÁPIDO E SEGURO.
• A VACINA DEVE SER APLICADA NA TÁBUA DO PESCOÇO, JÁ QUE NESTA REGIÃO A CARNE NÃO TEM VALOR SIGNIFICATIVO, NÃO HAVENDO PREJUÍZO NO CASO DA FORMAÇÃO DE “CAROÇO”. O “CAROÇO” PODE ACONTECER DEVIDO À CONSISTÊNCIA OLEOSA DA VACINA, TENDO UMA REAÇÃO DE ABSORÇÃO LOCAL LENTA. O QUE NÃO É NORMAL É A FORMAÇÃO DE ABCESSO, QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ DESINFECÇÃO E TROCA DE AGULHAS OU CONTENÇÃO INADEQUADA DO ANIMAL, HAVENDO A CONTAMINAÇÃO BACTERIANA.
• A QUANTIDADE A SER APLICADA É DE 5 (CINCO) ML, POR VIA SUBCUTÂNEA OU INTRAMUSCULAR. VERIFIQUE SEMPRE ANTES DE CADA APLICAÇÃO SE A PISTOLA ESTÁ CALIBRADA CORRETAMENTE.
• TROQUE AS AGULHAS A CADA DEZ ANIMAIS. VERFIQUE A HIGIENIZAÇÃO DAS SERINGAS E FERVA AS AGULHAS QUE SERÃO REUTILIZADAS OU DEIXE-AS IMERSAS EM ÁLCOOL IODADO POR TEMPO RAZOÁVEL.
• PODE SER APLICADA VACINA ANTI-RÁBICA OU VERMÍFUGO NO MESMO DIA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA, PORÉM NÃO DEVERÁ SER APLICADO BANHO CARRAPATICIDA!
• O LEITE DE ANIMAIS VACINADOS PODE SER CONSUMIDO NO MESMO DIA DA VACINAÇÃO.

Comunicação da Prefeitura de Paty do Alferes

Comentários