Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Demandas da saúde e por obras dominam Rodada de Delegados

Obras e postos de saúde. Na Rodada Geral de Delegados, convocada para discutir uma espécie de síntese das propostas finais saídas das assembléias e realizada no sábado, 14 de novembro, no Complexo Esportivo Leonel Brizola, a necessidade de obras e a melhoria no atendimento nas unidades de saúde foram as demandas que mais apareceram nas falas dos delegados eleitos ao Congresso da Cidade, previsto para dezembro.


Durante toda a manhã, os secretários e representantes do governo presentes procuraram dar respostas aos pedidos da população. A ideia era fazer, nesse encontro, um balanço das demandas, apontando-se as consideradas viáveis para execução já no próximo ano e as que não poderiam ser levadas adiante por razões técnicas ou por falta de recursos. Na área esportiva, por exemplo, segundo a secretária Dilcinete Grijó, não há saída senão usar muita criatividade e ir em busca de emendas parlamentares. No caso, uma dessas emendas em negociação é de R$ 500 mil, a outra, R$ 200 mil.

Márcia Rodrigues, assessora especial da secretaria de Saúde, anunciou que o Estado já aprovou a construção, em 2010, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Inoã. “Além do atendimento de emergências e urgências, a UPA terá também Samu 24 horas e ortopedia”, informou Márcia. No embalo das boas notícias, o secretário de Transportes, Rony Peterson, falou sobre a nova grade de horários de ônibus para Santa Paula, o início das obras do terminal rodoviário de Itaipuaçu e a adaptação de ônibus, em 2010, para pessoas com deficiência.

Já os representantes da população destacaram a importância desse fórum de debates por proporcionar a participação da sociedade no processo de elaboração do orçamento, mas ao mesmo tempo criticaram a ausência de diversos secretários. “Estamos fazendo uma crítica construtiva, mas estamos de braços dados com vocês”, enfatizou o defensor da demanda por drenagem e pavimentação do Espraiado, engrossando o coro da maioria dos delegados.



Direitos humanos

Na assembleia popular setorial realizada no mesmo dia 14 de novembro, com a participação de 90 pessoas, na secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a secretaria de Assistência Social e Participação Popular, foram eleitos os delegados para as demandas específicas de políticas para as mulheres; políticas para a terceira idade; políticas para as pessoas com deficiência; políticas da sexualidade; políticas para a juventude, a criança e a adolescência; políticas de prevenção e combate à dependência química; políticas da diversidade religiosa e políticas da diversidade racial.
 
Comunicação Prefeitura de Maricá

Comentários