Operação Lei Seca com força total em Niterói

No último sábado, 29 de agosto de 2009, aconteceu em Niterói uma mega operação da Lei Seca. Foram 7 blitz em diversos pontos da cidade. As equipes da Região Metropolitana contaram com o apoio das equipes da Capital e da Baixada. Ao todo foram mais de duzentos funcionários estaduais, policiais militares, guardas de trânsito, funcionários da Prefeitura de Niterói e agentes do DETRAN trabalhando conjuntamente. Esta parceria entre diversos órgãos tende à agilizar e dar mais legitimidade às operações. Cadeirantes da ANDEF – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, também participam dividindo com os motoristas parados suas histórias que envolveram bebida e direção de uma forma que mudou suas vidas para sempre.


Os dados da operação deste sábado mostraram o que já vinha sendo sentido nas ruas. O trabalho de conscientização, que é o principal objeto da Operação Lei Seca, tem surtido um efeito extremamente positivo na postura dos cidadãos na Região Metropolitana. Dos 1204 motoristas abordados, houve 34 recusas ao teste, apenas 12 sofreram sanção administrativa e somente um precisou ser encaminhado para delegacia, para responder criminalmente. O volume de taxis que passam pelas blitz transportando passageiros conscientes que deixaram o carro em casa para curtir o fim de semana sem risco tem sido cada vez maior.

Quem já foi parado pela blitz sabe que o procedimento é bastante simples. O motorista apresenta o documento do carro e a carteira de habilitação e passa pelo teste do etilômetro, com biqueiras descartáveis. Em caso de irregularidades com a documentação ou com os níveis de ingestão de bebida alcoólica, os agentes do DETRAN já tomam as medidas necessárias no próprio local. Na mega operação deste fim de semana foram aplicadas 182 multas, 95 carros foram rebocados e 51 carteiras foram apreendidas.

Um bom exemplo foi dado pelo advogado Sérgio Zweiter que, parado em uma das blitz, de imediato se prontificou a fazer o teste do etilômetro e com resultado aprovado elogiou a operação: “É de extrema importância por que, não só inibe as pessoas que eventualmente bebem e dirigem como educa a população de maneira geral alertando sobre os perigos da combinação álcool e direção. Passei pelas etapas da abordagem e todos os profissionais envolvidos são muito educados e atenciosos, profissionais de postura elogiáveis.”- relatou Sérgio Zweiter.

O Subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe esteve durante toda a madrugada circulando pelos locais e acompanhado de perto o trabalho das equipes. Segundo ele o resultado da operação foi muito satisfatório mais até pelos números de não-apreensões do que pelo de apreensões. “O objetivo da Operação Lei Seca é preservar vidas. Esperamos pelo dia em que nenhum motorista precise ser punido, pois isso significará que não haverá mais vítimas de trânsito por ingestão de bebida alcoólica. E estamos chegando lá, os percentuais de acidentes causados por motoristas embriagados tem diminuído de forma cada vez mais significativa” – diz o subsecretário. E ele afirma que as operações de rotina irão continuar.
Fonte: Subsecretaria Metropolitana do Rio de Janeiro

Comentários