No dia 13 de agosto, quinta feira, aproximadamente por volta da 21 h, uma placa da Pedra de Itaocaia, localizada em Itaipuaçu, Maricá, RJ, rolou de uma altura aproximadamente de 140mts; segundo o Sr.Cláudio Martins, geólogo, professor da UFF e morador do Recanto de Itaipuaçu; “- provavelmente houve um movimento brusco da Pedra (pluton granítico), pois elas vivem em constante movimento, disse o geólogo. As pedras tem aproximadamente 40 toneladas.
Algumas casas foram atingidas, mas felizmente diante desse estrago todo, só o Sr.Gilmar, que no momento visitava seu sobrinho, morador de uma das casas atingidas, teve fratura exposta em uma das pernas, por causa de estilhaços de pedra que o atingiu; e alguns cachorros que viviam no local, foram soterrados.
A Estrada de Itaipuaçu, no trecho do fato, já foi interditada e não tem previsão de liberação.
O prefeito Whashington Quaquá, esteve no local, logo após o ocorrido.
Hoje, dia 14 de agosto, logo pela manhã, o prefeito de Maricá, estava pessoalmente resolvendo a situação dos moradores e o que será feito de urgência no local.
O secretário de ação social Sr. Marcos de Dios, está no local resolvendo o alojamento de 5 famílias que estão desabrigadas; visto que , no local corre-se o risco de um novo desabamento .
O presidente e eng. geral do DER, Henrique Ribeiro, a pedido do governador Sergio Cabral, veio pessoalmente para ver os danos que causaram naquela área .
A situação é delicada, e terá que ser analisada do alto da Pedra, e que ainda hoje será enviada uma equipe especializada em geotecnismo, para começarem logo a realização da análise e sim começar as obras de contenção.
As famílias que tiveram suas casas atingidas, disseram que houve um grande estouro, que as casas tremeram, a energia acabou e que pensaram que o mundo fosse acabar. “Foi horrível, pensei que eu e minha família fossemos morrer”, disse D. Odete, comerciante do local.
por: Marisol Carvalho
Com referência ao caso da Pedra, sabemos que o acontecido foi um abalo da natureza, mas infelizmente os moradores das Ruas V e P estão sofrendo com o descaso da Prefeitura. Estamos soterrados com uma chuva de poeira, em que crinças e idosos estão sofrendo com alergias e nada está sendo feito para amenizar essa situação. Além da poeira, o trânsito se tornou um inferno, os motoristas não respeitam nada, jogam o carro em cima, pois não contamos nem com calçadas para poder transitar sem que corramos o risco de sermos atropelados. Solicito ao Sr. Prefeito medidas cabíveis, uma vez que crianças e idosos estão sofrendo. SOCORRO...SOCORRO....SOCORRO....
ResponderExcluirGeisa Duarte Silva
duartegeisa@hotmail.com