Morro do Borel recebe evento de boxe "Borel Fight"

Domício da Gama recebe homenagem na Casa de Cultura de Maricá

Um dos mais ilustres filhos de Maricá foi homenageado nesta quarta-feira (27/10) na Casa de Cultura da cidade. No local, foi aberta uma exposição sobre Domício da Gama (1862-1925), natural de Ponta Negra, que se notabilizou como jornalista, escritor e diplomata. No mesmo espaço, foi reinaugurada a Academia de Ciências e Letras de Maricá, da qual o homenageado é patrono.

A solenidade foi aberta com um apresentação do coral da Melhor Idade de Maricá, que interpretou os hinos Nacional Brasileiro e o Oficial de Maricá, encerrando com a canção “O Morro Não Tem Vez” (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes).
Na exposição fotográfica, além do próprio Domício da Gama, há imagens da escola estadual e da rua do Centro da cidade que levam seu nome. As fotos da escola mostram cidadãos ilustres que foram alunos do então grupo escolar, como a historiadora Maria Penha (curadora da mostra) e o próprio secretário de Cultura de Maricá, Emanuel Vieira.
“Minha passagem pela escola foi curta, mas marcante”, relembrou o secretário, reiterando que o órgão fará outras homenagens a maricaenses que despontaram em diversos setores.
“Trata-se de um passado ilustre e que a cidade desconhece. Queremos promover esse resgate histórico”, afirmou ele. Durante sua explanação sobre Domício, na abertura da exposição, Emanuel Vieira fez um breve relato sobre a vida do maricaense e disse que sua história é um grande incentivo aos cidadãos desta terra.
“Cada maricaense pode ser um Domício da Gama e ganhar o mundo como ele ganhou”, disse o secretário, ao lembrar que ele se tornou, aos 20 anos, correspondente em Paris do jornal carioca Gazeta de Notícias e, pouco tempo depois, tornou-se embaixador do Brasil na Santa Sé, no Peru, nos Estados Unidos e na Inglaterra, culminando sua carreira diplomática como Ministro das Relações Exteriores do governo de Delfim Moreira. Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a sua presidência em 1919.
 




Sucom Maricá

Comentários